#Escola ESCOLA DE PROGRAMADORES
Curso básico de TSO e JCL

MAINFRAME

Mainframe

Por que aprender COBOL...

Diariamente são processadas 200 vezes mais transações que utilizam linguagem de programação Cobol do que os acessos a pesquisas realizadas em alguns mecanismos de busca na internet. Usada por empresas públicas e privadas, de todos os setores e portes em todo o mundo, e, principalmente, da área financeira, o Cobol é uma linguagem viva e que deverá manter alta demanda de profissionais nos próximos anos. No entanto, a falta de programadores especializados já é um dos grandes desafios para as empresas.

Algumas razões para você, estudante de TI, incluir a linguagem Cobol em seu aprendizado.

1) Pode ser executada em qualquer lugar

2) Em atividade hoje e no futuro - As empresas que já usam Cobol tendem a continuar usando, em vez de substituí-la, que demandaria em um alto custo – em virtude de sua dimensão, tempo e risco, além de ser completamente desnecessária.

3) Os números certos – Não é surpresa que o setor financeiro é baseado em sistemas Cobol. Bancos, seguradoras, empresas de gestão de fundos, sistemas de pensões, folha de pagamento e cartões de crédito, todos dependem dessa linguagem. Funções de processamento numérico fazem dessa linguagem a melhor escolha para aplicações, já que um pequeno erro de arredondamento fracionário pode fazer uma diferença crucial. O sistema Cobol oferece precisão aritmética de 31 dígitos, tornando-o a melhor opção para o setor financeiro.

4) Não é preciso se preocupar em aprender como usar novas ferramentas. É possível desenvolver aplicações em Cobol usando o TSO (Time Sharing Options)

5) Economia de horas – Cobol é um auto - documento. A legibilidade do código Cobol e sua rígida estrutura hierárquica facilitam sua leitura e manutenção, poupando tempo.

6) Agilidade – A linguagem Cobol tem mais de 50 anos de otimizações, o que a torna bem eficiente em processamento de dados. O código Cobol também é processual e não orientado a objetos, portanto, seu desempenho tradicional e linear oferece uma grande vantagem real sobre outras linguagens.

7) Integração com tudo – Os sistemas que rodam Cobol mantiveram seu valor de negócio por meio da integração com novas tecnologias. A combinação de novas habilidades com sistemas já conhecidos possibilita aprimorar aplicações Cobol na web, móvel e cloud.

8) Em todo lugar – As aplicações em Cobol estão em todos os lugares e é executada em mais de 70% das transações comerciais do mundo. A falta de profissionais capacitados pode ser um problema para os departamentos de TI no futuro, afetando o mundo dos negócios.

09) Cobol é fácil – Apesar da exigência da língua inglesa para se aprender a linguagem, ao conhecer outras linguagens de programação o programador já tem mais de meio caminho andado para esse aprendizado.

10) O mercado brasileiro e mundial enfrenta atualmente o desafio da falta de mão de obra em TI e, especificamente, em Cobol. É preciso que os estudantes e as universidades se conscientizem de que a capacitação em Cobol vai acelerar o processo de procura e ampliação dos profissionais qualificados, movimentando ainda mais esse mercado.

O que você está esperando ?
Assista as aulas e bom curso