HOME JCL COBOL DB2 VSAM CICS

Perguntas e Respostas - COBOL

1. O que é COBOL?
COBOL é abreviado como Common Business Oriented Language e é uma das linguagens de programação mais antigas. É usado principalmente para negócios, finanças e sistemas administrativos para empresas.

2. Quais são os diferentes tipos de dados em COBOL?
Existem três tipos de dados em Cobol: Alfanumérico (X), Alfabético (A) e Numérico (9)

3. Qual é a diferença entre subscrito e índice?
Subscrito refere-se à ocorrência de um array, mas índice é o deslocamento desde o início do array. Um índice só pode ser modificado usando PERFORM, SEARCH & SET.

4. Qual é a diferença entre executar uma SECTION e um PARAGRAPH?
SEÇÃO terá todos os parágrafos que fazem parte da seção, a serem executados.PARAGRAPH terá apenas aquele parágrafo a ser executado.

5. Qual é a diferença entre CONTINUAR & PRÓXIMA FRASE?
CONTINUE é como uma instrução nula e continua a execução, enquanto NEXT SENTENCE transfere o controle para a próxima sentença.

6. Quais são os diferentes modos OPEN disponíveis no Cobol?
Entrada, Saída, Entrada – Saída e Extensão

7. O que é vinculação estática e dinâmica?
Na ligação estática, a chamada sub-rotina liga-se ao programa de chamada, enquanto na ligação dinâmica, a sub-rotina & o programa principal existirá como módulos separados. A vinculação dinâmica e estática pode ser obtida escolhendo a opção de edição de link DYNAM ou NODYNAM.

8. Qual é o uso da instrução EVALUATE?
Evaluate é como uma instrução case ou pode ser usado como IFs aninhados. A diferença entre EVALUATE e case é que 'break' não é usado na instrução Evaluate e o controle sai de EVALUATE quando uma correspondência é encontrada.

9. Qual é a diferença entre PERFORM ... WITH TEST AFTER e PERFORM ... WITH TEST BEFORE?
Se TEST BEFORE for especificado, a condição será testada no início de cada execução repetida do intervalo PERFORM especificado; Se TEST AFTER for especificado, a condição é testada no final de cada execução repetida do intervalo PERFORM. O intervalo é executado pelo menos uma vez em TEST AFTER.

10. Qual é o objetivo da opção REPLACING de uma instrução de cópia?
REPLACING permite que a mesma cópia seja usada mais de uma vez no mesmo código, alterando o valor de substituição.

Material de apoio ao aluno