HOME JCL COBOL DB2 VSAM CICS


Perguntas sobre CICS

21. Nomeie o Copybook fornecido pela IBM, com todos os bytes de atributo modificáveis ​​que podem ser usados ​​com mapas simbólicos.
DFHBMSCA

O comando RETURN é usado para passar o controle de um programa para outro ou para o programa que está sendo executado para o nível superior (CICS para encerrar a sessão). As opções do comando RETURN são TRANSID(nome), COMMAREA(dataarea) e LENGTH(comprimento de Commarea).
22. Descreva a função básica do comando CICS RETURN?

23. Descreva a função básica do comando CICS XCTL?
O comando XCTL é usado para transferir o controle do atual para o programa especificado através da opção PROGRAM(program-name). Outras opções que podem ser especificadas são COMMAREA e LENGTH.

24. Descreva a função básica do comando CICS SEND MAP?
O comando SEND MAP é usado para enviar dados do programa para a tela do terminal usando as várias opções, como MAP para especificar o nome do mapa físico, MAPSET para nome do mapa físico, FROM(data-area) para simbólico definição do mapa, MAPONLY/DATAONLY para especificar se apenas mapas físicos ou simbólicos devem ser enviados, O ERASE/ERASEAUP para especificar se todos os dados ou apenas os dados de campo desprotegidos na tela precisam ser apagados antes que o mapa seja enviado e, finalmente o CURSOR é usado para especificar a posição do cursor.

25. Descreva a função básica do comando CICS RECEIVE MAP?
O comando RECEIVE MAP recebe dados de entrada do terminal, as opções MAP, MAPSET e INTO são usadas de forma semelhante às opções SEND MAP, INTO é usado em vez de from.

26. Descreva a função básica do comando CICS READ?
O comando READ é usado para ler dados de arquivos. A opção DATASET é usada para especificar o nome do arquivo que precisa ser definido em FCT, o campo INTO(data-area) especifica a área de dados a ser usada, RIDFLD(data-area) para um campo com chave especifica a chave de um registro a ser read, RRN ou RBA quando especificado, este campo é interpretado como Relative Record Number ou R Byte Address, a opção UPDATE especifica que o programa pretende atualizar o arquivo com um comando REWRITE ou DELETE subsequente.

27. Como você coloca o cursor em uma determinada posição na tela (mapa)?
Defina o campo com IC no mapa BMS. Mova -1 para o atributo length do campo e use a opção CURSOR sem valor de deslocamento. (posicionamento simbólico). Use a opção CURSOR(nnn) com SEND MAP, onde nnn = (row-1)*80+(col-1) (posicionamento físico).

28. O que é MDT? O que são FSET, FRSET?
Tag de Dados Modificados - Bit no byte do atributo indicando modificação de campo na tela. Mudanças na operação de entrada. FSET - é um atributo que define o MDT On para garantir que o campo seja transmitido. Acontece em uma operação de Saída. FRSET. Redefine o MDT. Até que isso aconteça, o campo continua a ser enviado.

29. Você recebe o atributo byte no mapa simbólico? Quando?
Sim, em EOF.

30. Qual é o efeito no RECEIVE MAP quando uma tecla PF é pressionada e quando uma tecla PA é pressionada
As teclas PF ativam (iniciam) a tarefa e transmitem os dados modificados, as teclas PA apenas ativam (iniciam) a tarefa.

31. Como o armazenamento é determinado no mapa simbólico, se você tiver vários mapas em um Mapset?
Armazenamento para mapas redefine o primeiro. Isso significa que o maior mapa deve ser o primeiro.

32. Qual é o significado do comprimento BMS do campo = 0 ?
Os dados não foram inseridos no campo

33. Você pode simplesmente verificar length=0 para verificar se um campo foi modificado?
Não, não se ERASE EOF foi usado.

34. O que significa a opção BUFFER em RECEIVE?
Traz todo o fluxo de dados do buffer do terminal.

35. Quais são as diferentes etapas pelas quais você passa para criar um executável BMS?
Montagem para criar CSECT e Link

36. Quando você compila um programa CICS, o (pré-)compilador coloca um pedaço extra de código. Onde ele é incluído e é assim que se chama? Qual é o seu comprimento?
DFHEIBLK, DFHCOMMAREA são adicionados na seção Linkage do programa.

37. Qual é o conteúdo da entrada PPT?
Comprimento, Origem, Contagem de uso, Lang, Contagem de Res. Número DFHRPL. Com entradas de Mapset e Programas.

38. Explique o comando Handle AID. Quais são as desvantagens do uso do EIBAID?
O comando HANDLE AID é usado para passar o controle para várias partes do programa com base na Tecla de Atenção (pressionada pelo usuário). Ele não detecta a chave AID por si só, mas usa o comando RECEIVE MAP, portanto, é sempre codificado junto (antes) do comando RECEIVE MAP. Isso é uma desvantagem, pois o Receive Map que aumenta o tráfego na rede pode não ser necessário durante várias situações, como encerramento do programa.

39. Como é feito o Processamento de Erros nos programas aplicativos do sistema CICS?
Verifique RESP ou EIBRESP após a chamada ou use o comando HANDLE CONDITION (não estruturado). O comando Handle Condition deve ser codificado antes do comando CICS usado para manipulação de E/S, como RECEIVE MAP (map fail), LINK, XCTL (pgmiderr), READ, WRITE, REWRITE, DELETE, UNLOCK (notopen/duprec/ notfnd ).

40. Explique o uso de DFHCOMMAREA em um programa CICS.
DFHCOMMAREA na seção Linkage é usado para passar os dados na vírgula de armazenamento de trabalho de um programa para outro programa. Deve ser definido com pelo menos um byte de comprimento. Como a seção de armazenamento de trabalho é alocada recentemente para cada execução.

1 2 3 4 5
Material de apoio ao aluno