HOME JCL COBOL DB2 VSAM CICS


Perguntas sobre DB2

11. Como o FIRSTNAME e o LASTNAME da tabela EMP podem ser concatenados para gerar nomes completos?
A instrução que pode ser usada para concatenar o nome e o sobrenome para exibir nomes completos:FIRSTNAME II ** II LASTNAME FROM EMP

12. Qual poderia ser a razão pela qual a instrução MySQL 'SELECT AVG (SALARY) FROM EMP' gera uma saída imprecisa?
A razão para a declaração gerar um resultado impreciso é que o SALÁRIO não foi declarado com valores NULOS e, ao mesmo tempo, também são contabilizados os funcionários cujo salário não é conhecido.

13. O que é um CURSOR e para que serve?
Um CURSOR é um dispositivo de programação que ajuda a instrução SELECT a descobrir um conjunto de linhas, mas as exibe uma de cada vez. Isso ocorre porque o idioma do host pode lidar com apenas uma linha por vez.

14. Como recuperar linhas de uma tabela do DB2 no SQL incorporado?
As linhas de uma tabela do DB2 no SQL incorporado podem ser recuperadas usando a instrução SELECT de linha única. Outra maneira é usando a instrução CURSOR. No entanto, o primeiro processo é o preferido.

15. Qual é o resultado da instrução OPEN CURSOR?
Na instrução OPEN CURSOR simples, o CURSOR é colocado na primeira linha de uma tabela. Por outro lado, quando a cláusula ORDER BY é adicionada, as linhas seriam buscadas, classificadas e estariam disponíveis para a instrução FETCH.

16. Pode haver mais de um cursor aberto para qualquer programa?
Sim! O usuário pode ter mais de um cursor aberto para qualquer programa.

17. Como a coluna VARCHAR REMARKS seria definida?
A coluna VARCHAR REMARKS seria definida da seguinte forma:10 REMARKS;49 REMARKS-LEN PIC S9(4) USAGE COMP;49 REMARKS-TEXT PIC X(1920);

18. Qual é o comprimento de armazenamento físico de cada um dos tipos de dados, DATE, TIME e TIMESTAMP?
O tamanho do armazenamento físico de DATE é de 4 bytes, TIME é de 3 bytes e TIMESTAMP é de 10 bytes.

19. O que se entende por DCLGEN?
DCLGEN refere-se ao Gerador de Declaração que é usado para criar os copybooks do idioma do host para as definições de tabela. Também cria a tabela DECLARE.

20. Quais são os conteúdos do DCLGEN?
DCLGEN possui a instrução EXEC SQL DECLARE TABLE que fornece o layout de uma tabela/visualização em termos de tipos de dados do DB2. Ele também pode ser definido como o livro de cópias do idioma do host, fornecendo as definições de variáveis ​​do host para os nomes das colunas.

1 2 3 4 5
Material de apoio ao aluno