Menu

COBOL - Identification Division


IDENTIFICATION DIVISION deve ser a primeira divisão em cada programa de origem COBOL. Pode haver vários parágrafos nesta divisão dos quais PROGRAM-ID é o único parágrafo obrigatório.

Cada programa tem um ID do programa - Nome do programa. Autor - Pessoa que está escrevendo o programa.. Outras informações podem ser usadas, como data escrita, data compilada.

IDENTIFICATION DIVISION, deve ser a primeira linha do programa COBOL. Exceto o PROGRAM-ID, todos os outros parágrafos são opcionais e são principalmente para fins de documentação.

Exemplo de uso da Identification Division :

IDENTIFICATION DIVISION.
PROGRAM-ID. EXEMPLO. 
AUTHOR. IVAN.
DATE-WRITTEN. XX/XX/2023.
DATE-COMPILED. XX/XX/2023 12:35:15.
SECURITY. NON-CONFIDENTIAL.

PROGRAM-ID: O primeiro parágrafo da Divisão de Identificação deve ser o parágrafo PROGRAM-ID. Os demais parágrafos são opcionais, mas, quando escritos, devem aparecer na ordem apresentada no formato. Esses nomes de programas são usados ​​para identificar o programa objeto.

O nome do programa é uma palavra definida pelo usuário que identifica seu programa. O sistema usa os primeiros 8 caracteres do nome do programa do programa mais externo como o nome de identificação do programa.
  • Os primeiros 8 caracteres do nome do programa do programa mais externo devem ser exclusivos dentro do sistema. O primeiro caractere deve ser alfabético.

  • Se o primeiro caractere não for alfabético, ele será convertido da seguinte maneira:

    1. 1 a 9 são alterados para A a I

    2. Qualquer outra coisa é alterada para J.

  • Se um hífen for usado nos caracteres de 2 a 8 do nome do programa do programa mais externo, ele será alterado para zero (0).
Além dessas declarações, pode haver declarações de comentários descrevendo a funcionalidade do programa e um bloco de log de alterações fornecendo detalhes sobre os programadores que alteraram o programa como parte do aprimoramento do programa.

AUTHOR: Este parágrafo opcional foi removido do padrão em 1985, mas a maioria dos compiladores COBOL ainda suportam seu uso. Indique o nome do programador após o nome do parágrafo. Não há regras de formatação para o nome do programador. Por exemplo: AUTOR. ALBERTO.
Atualmente essa informação fica descrita na área de Descricao do programa, como comentário.

INSTALLATION: Este parágrafo opcional foi removido do padrão em 1985, mas a maioria dos compiladores COBOL ainda suportam seu uso. Codifique o nome do empregador do programador seguindo o nome do parágrafo. Não há regras de formatação para o nome do empregador do programador. Por exemplo: INSTALAÇÃO. SOCIEDADE GÊMEA.

DATE-WRITTEN: Este parágrafo opcional foi removido do padrão em 1985, mas a maioria dos compiladores COBOL ainda suportam seu uso. Codifique a data o nome do parágrafo do programa. Não há regras de formatação para a data. Por exemplo: DATA DE ESCRITA. SETEMBRO 1990.

DATE-COMPILED: Este parágrafo opcional foi removido do padrão em 1985, mas muitos compiladores COBOL ainda suportam seu uso. Codifique apenas o nome do parágrafo. A data do sistema será inserida nesta área para fins de documentação. Por exemplo: COMPILADO EM DATA.

SECURITY: Este parágrafo opcional foi removido do padrão em 1985, mas a maioria dos compiladores COBOL ainda suportam seu uso. Codifique o nível de segurança do programa seguindo o nome do parágrafo. Não há regras de formatação para o nível de segurança e essa entrada não terá efeito real no acesso ao programa. O parágrafo é apenas para fins de documentação. Por exemplo: SECURITY. NÃO CONFIDENCIAL.