Menu

COBOL - Números dos Níveis


Itens de dados - Números de nível:

Níveis 01-49: Itens de Estruturação de Dados
  • Os níveis 01-49 são usados para criar itens de dados hierárquicos. O item de nível mais alto na hierarquia será sempre o item 01 e cada item contém os itens abaixo dele com números de nível superior (até o próximo item com número de nível inferior ou o final da seção ou divisão). Os itens que contêm outros itens de dados são chamados de itens de grupo e aqueles que não contêm outros itens de dados são chamados de itens elementares.

  • Embora todos os números de 01 a 49 estejam disponíveis, por convenção são usados ​​os níveis 01, 05, 10, 15, 20, 25, etc.

Exemplo:

Neste exemplo, há três itens de nível de grupo, A, B e E, e quatro itens elementares, C, D, F e G. Os tamanhos dos itens elementares são determinados por suas cláusulas de imagem.

Consulte as cláusulas de imagem abaixo para obter mais informações sobre isso. Os tamanhos dos itens do grupo são determinados pelos tamanhos dos itens elementares abaixo deles. Como B consiste nos itens elementares C (20 caracteres) e D (10 caracteres), B tem 30 caracteres. Como E consiste nos itens elementares F (5 caracteres) e G (10 caracteres), E tem 15 caracteres. Como A consiste nos subgrupos B (30 caracteres) e E (15 caracteres), A tem 45 caracteres.


Nível 66 : Renomeando itens

Às vezes é desejável agrupar itens de dois grupos separados em um grupo próprio. Digamos que queremos criar um novo grupo de itens composto pelos itens D e F, mas não queremos interferir nesses itens de dados também pertencentes aos grupos B e E.

Exemplo:

Neste exemplo, poderíamos adicionar uma linha após o última linha, para criar um novo grupo a partir dos itens D e F. Para fazer isso, codificaríamos:

image missing

Segue a última linha do item de nível 01.

Nível 77: Itens Independentes
  • Os itens de nível 77 foram designados para exclusão da linguagem COBOL e foram incluídos aqui apenas no caso de você encontrar um em um programa existente. Os itens de nível 77 não devem ser codificados em novos programas.

  • Um item de nível 77 é usado para definir um item que não deve ser subdividido mais. Você pode fazer a mesma coisa com um item de nível 01, apenas não o subdivida


Nível 88: Itens de Nome de Condição:

Um item de nível 88 é usado para dar um nome a uma condição. Usar um nome de condição tem dois benefícios principais:

  • Ele permite que um nome descritivo seja atribuído ao que, de outra forma, pode não ser uma razão óbvia para um teste.
  • Se uma condição que está sujeita a alteração devido a uma condição além do controle do programador e essa condição é testada em vários lugares na PROCEDURE DIVISION, usar o nome da condição na PROCEDURE DIVISION em vez da condição real permite que o programador que mantém o programa mude os valores que definem a condição em apenas um local na DATA DIVISION, em vez de ter que procurar todas as ocorrências individuais na PROCEDURE DIVISION.

Para testar uma empresa fazendo negócios na Califórnia, sem o item de 88 níveis, você teria que codificar:

Não seria aparente para a pessoa lendo o código qual condição você estava testando. Com o 88 no lugar, você poderia codificar o teste assim:

Qualquer pessoa lendo o código poderia dizer para qual condição você estava testando e se a verificação foi feita várias vezes ao longo da PROCEDURE DIVISION e a lista de empresas que fazem negócios na Califórnia muda, é necessário apenas alterar a lista de valores associados ao 88- item de nível.

Embora o nome de dados associado a um item de nível 88 possa ter qualquer valor, o próprio item de nível 88 pode ter apenas um de dois valores, verdadeiro ou falso. O item é verdadeiro se o item de dados imediatamente acima de 88 tiver algum dos valores associados ao item 88, caso contrário, é falso.

Os itens de nível 88 podem ser associados ao grupo ou intens elementares.