COBOL - Sort & Merge Statement Introduction
Arquivos sequenciais são usados muito comumente em aplicativos de processamento de dados. Os registros nesses arquivos geralmente precisam ser colocados em ordem crescente ou decrescente para acesso adequado, fácil e rápido.
Classificar dados em um arquivo ou combinar dois ou mais arquivos é um requisito comum em quase todos os aplicativos.
A classificação é uma técnica usada para organizar os registros em ordem crescente ou decrescente para poder realizar o processamento sequencial.
Você pode organizar registros em uma sequência específica usando uma instrução SORT ou MERGE. Você pode misturar instruções SORT e MERGE no mesmo programa COBOL.
- ORDENAR statement -
Aceita entrada (de um arquivo ou procedimento interno) que não está em sequência e produz saída (para um arquivo ou procedimento interno) em uma sequência solicitada. Você pode adicionar, excluir ou alterar registros antes ou depois de serem classificados.
- MERGE statement -
Compara registros de dois ou mais arquivos sequenciados e os combina em ordem. Você pode adicionar, excluir ou alterar registros depois que eles forem mesclados.
Um programa pode conter qualquer número de operações de classificação e mesclagem. Podem ser a mesma operação executada várias vezes ou operações diferentes. No entanto, uma operação deve terminar antes de outra começar.
As etapas que você executa para classificar ou mesclar são geralmente as seguintes:
- Descreva o arquivo de classificação ou mesclagem a ser usado para classificação ou mesclagem.
- Descreva a saída da classificação ou mesclagem. Se você quiser processar os registros depois de classificá-los ou mesclá-los, codifique um procedimento de saída.
- Solicite a classificação ou mesclagem.
- Determine se a operação de classificação ou mesclagem foi bem-sucedida.
Veremos uma explicação detalhada de cada etapa no próximo capítulo.